Quem aprecia a alta gastronomia ou adora os encantos da cozinha artesanal sabe o grande valor que está nos pequenos detalhes culinários. Uma dica de avó que atravessa gerações, aquele ingrediente selecionado e especial, o carinho em cada etapa do preparo de um prato: são cuidados que fazem toda a diferença no sabor delicioso de um jantar bem feito. E, é claro, nos elogios que vêm em seguida.

É pensando nisso que o Almanara traz dicas de uma das culinárias mais tradicionais e requintadas de toda a história. Assim como na Cultura, na Literatura, na Filosofia e em tantas outras áreas, a sabedoria árabe ainda nos fascina após milênios com uma de suas principais especialidades: a Culinária.

A sabedoria árabe nos ensina, por exemplo, a versatilidade do uso do Gergelim, pequena joia da culinária árabe que surpreende com seu sabor leve e marcante. Alguns exemplos da riqueza dessa semente mediterrânea estão em pratos do Almanara.


O Sesame Chicken, por exemplo, leva no seu molho generosas doses dessa pequena joia.


O Falafel também leva em sua receita um toque especial de Gergelim misturado à massa. Sem falar no molho que acompanha o Michui de Peixe, que nos fascina com a cremosidade e a delicadeza original das receitas árabes.

   

Para os interessados em história, basta dizer que o Gergelim já aparece na culinária árabe no tradicional livro de receitas Kitab Wasf al-Atima al-Mutada, que (pasmem!) remonta ao século XIII. Já o registro histórico desssa iguaria está em textos de Herodotus, que descreve o plantio do Gergelim no vale entre o Tigre e o Eufrates 3.500 anos atrás.

E é do Gergelim que se extrai o Tahine, uma pasta deliciosamente cremosa que se usa como ingrediente para tantos outros pratos, como o famoso Homus. 


A nossa engenheira de alimentos Aline Atala nos explica o processo de extração do Tahine. Em um processo altamente refinado, as sementes de Gergelim são espremidas com um pouco de água e sal. Após essa etapa, o sumo é coado com uma peneira e então torrado e novamente espremido para a obtenção dessa riquíssima pasta.

O Tahine pode ser encontrado em bons supermercados e em casas de especiarias, e suas possibilidades são inúmeras pela sua leveza no sabor e pelo seu aroma exótico.

Além de delicioso, o Tahine é rico em gorduras de boa qualidade e minerais como o cálcio. Vale a pena experimentar em casa com pratos diferentes e ver que resultado dá! Se tiver se interessado, aí vai uma receita Almanara para testar em casa. 


Que tal ir pessoalmente provar as delícias do Almanara? ;)

Rua Oscar Freire, 523 
Telefone:



comentar ()